Carvalho (2009) enfatiza que ao propormos atividades de ciências para os primeiros anos do ensino fundamental, temos de nos guiar pelas propostas elaboradas para cada série. Assim, o presente blog é de grande relevância, pois abrange conteúdos sobre a alimentação saudável, o qual esta presente no planejamento escolar de ciências do 1º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Abaixo esta a proposta curricular de ciências criada e adotada pelo município de Rio Azul, o qual foi autorizado para postagem pela Secretaria Municipal de Educação, visando melhor esclarecer que a temática envolvendo a alimentação saudável esta presente no planejamento das séries iniciais do ensino fundamental o qual é importante para a formação e o desenvolvimento integral do ser humano.
A seguir, no planejamento esta grifado em amarelo o conteúdo referente a alimentação saudável que deve ser trabalhado em cada ano do ensino fundamental.
Abaixo esta a proposta curricular de ciências criada e adotada pelo município de Rio Azul, o qual foi autorizado para postagem pela Secretaria Municipal de Educação, visando melhor esclarecer que a temática envolvendo a alimentação saudável esta presente no planejamento das séries iniciais do ensino fundamental o qual é importante para a formação e o desenvolvimento integral do ser humano.
A seguir, no planejamento esta grifado em amarelo o conteúdo referente a alimentação saudável que deve ser trabalhado em cada ano do ensino fundamental.
PLANEJAMENTO 1º ANO
CIÊNCIAS
ÁREA DO
CONHECIMENTO
Conteúdos
·
1º BIMESTRE
-
Noção de tempo (dia/noite)
-
Noção corporal (características/partes / semelhanças e diferenças)
-
Água
-
Hábitos de higiene
_________________________________
·
2º BIMESTRE
- Plantas: Pomar-horta-Jardim
- Meio ambiente (preservação da natureza)
- Estações do ano
_________________________________
·
3º BIMESTRE
-Alimentação saudável:
. Hábitos
alimentares
.Tipos de
alimentos
. Os cinco
sentidos
_________________________________
·
4º BIMESTRE
-
Ecossistema
-Animais
-Clima,
tempo e temperatura
|
OBJETIVOS
- Identificar
períodos do dia e noite.
-Identificar as
partes do corpo humano.
-Reconhecer a importância da água.
-Compreender a necessidade da higiene corporal,
vestuário e ambiente em que vive, para uma boa qualidade de vida.
______________________________________
- Identificar os tipos em cada ambiente e as suas
diferentes partes da planta.
-Compreender ações que visam cuidados com o meio
ambiente.
-Levar o aluno a identificar as estações do ano -. Relacionar
as estações do ano com as transformações da natureza.
_____________________________________
- Valorizar as comidas típicas da região.
-Apontar alguns problemas de saúde decorrentes da falta
de uma boa alimentação.
- Estimular os cinco sentidos por meio de atividades
lúdicas
_____________________________________
-Reconhecer-se como sujeito integrante, responsável e
dependente do ecossistema.
-Nomear e reconhecer as diferenças entre os animais.
- Noções de tipos climáticos:frio e quente. - Estabelecer que há uma relação entre
clima e vegetação
|
PLANEJAMENTO 2º ANO
CIÊNCIAS
ÁREA DO
CONHECIMENTO
Conteúdo
·
1º BIMESTRE
- Seres vivos e não vivos
- Água
- Ar
- Planeta terra
- Solo
- As plantas
_______________________________
·
2º BIMESTRE
- Corpo humano
- Os sentidos
- Higiene pessoal e saúde
_______________________________
·
3º BIMESTRE
- Saúde e
qualidade de vida:
Alimentação
Higiene
alimentar
- Prevenção
de doenças
_______________________________
·
4º BIMESTRE
-
Meio ambiente
-
Lixo
-
Saneamento básico
-
Água
-
Animais vertebrados e invertebrados
-
Classificação dos animais
|
OBJETIVOS
- Identificar seres vivos e não vivos e sua
importância.
- Perceber a importância da água para a
sobrevivência dos seres vivos.
- Compreender o ar como elemento indispensável
para a vida.
- Reconhecer os elementos que compõem o planeta
terra
( sistema solar).
- Valorizar o solo como fonte de vida.
- Identificar e reconhecer os tipos e as partes
das plantas.
______________________________________
- Identificar as partes do corpo humano e
algumas de suas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos e as
sensações que causam ao nosso corpo.
- Desenvolver hábitos de higiene.
______________________________________
- Registrar
os cuidados com alimentos, em casa e fora dela.
- Incentivar
bons hábitos alimentares percebendo que os alimentos têm sabores diferentes,
evidenciando a necessidade da higiene com os alimentos.
- Reconhecer
os cuidados indispensáveis à prevenção de doenças.
-
Identificar as principais doenças que podem ser evitadas através da alimentação saudável e das vacinas.
______________________________________
- Reconhecer
que o é ambiente é importante para o homem identificando o que ele oferece.
-Reconhecer
a necessidade de respeitar e proteger o meio ambiente.
-
Compreender e praticar ações que favoreçam a preservação ambiental.
-Identificar
os tipos de animais e sua classificação.
|
PLANEJAMENTO 3ºANO
CIÊNCIAS
ÁREA DO
CONHECIMENTO
Conteúdo
·
1º BIMESTRE
- Alimentação
- Prevenção de doenças
- Corpo Humano
-Órgãos dos Sentidos
- Higiene pessoal
_____________________________
·
2º BIMESTRE
- Água
- Estados
físicos da Água
- Poluição
da Água
-
Ecossistema ( solo/água/sol/ar e seres vivos)
_____________________________
·
3º BIMESTRE
- Solo
- Plantas /
classificação
-
Animais / classificação
_____________________________
·
4º BIMESTRE
- Ar
-Componentes do Ar
- Poluição (sonora / visual)
|
OBJETIVOS
- Adquirir bons hábitos de alimentação e
higiene.
-Realizar ações educativas voltadas a prevenção
de doenças.
-Reconhecer as partes do corpo humano.
-Compreender as funções de cada um dos órgãos.
___________________________________________
- Reconhecer
a água como fonte de vida de todos os seres vivos de nosso planeta.
-Identificar
os estados físicos da água.
-Sensibilizar
os alunos sobre os riscos da
contaminação.
-Compreender
a relação que há entre os seres vivos.
___________________________________________
- Classificar
os tipos de solo.
-Obter
conhecimentos a cerca das plantas e seres.
-
Identificar as diferenças e semelhanças entre seres vivos.
-
Compreender a função de cada ser vivo para o meio ambiente.
__________________________________________
- Perceber o ar como essencial para
nossa vida.
-Compreender a importância da
prevenção do ar.
- Entender quais são as principais
causas da poluição do ar.
|
PLANEJAMENTO 4º
ANO
CIÊNCIAS
ÁREA DO
CONHECIMENTO
Conteúdo
·
1º BIMESTRE
-
Alimentação
- Nutrientes
- Grupos de
alimentos
- Alimentos
industrializados e artesanais
-
Conservação dos alimentos
- Como
aproveitar os alimentos nas refeições
_____________________________
·
2º BIMESTRE
- Água no
Planeta Terra
- Água:
tratamento da água
- Composição
da água
- Estados
físicos da água
- Atmosfera
- Ar e suas
propriedades
_____________________________
·
3º BIMESTRE
- Solo:
tipos de solo
- Partes da
plantas e suas funções (aprofundamento)
-
Fotossíntese
- Germinação
das plantas
_____________________________
·
4º BIMESTRE
- Noções do corpo humano
- Saúde e qualidade de vida
- Higiene
|
OBJETIVOS
- Reconhecer
os benefícios de uma alimentação saudável.
- Entender a
divisão dos grupos de alimentos na pirâmide alimentar.
___________________________________________
- Sensibilizar para a preservação da
água para a vida do planeta.
- Conhecer as formas de
reaproveitamento da água e sua composição.
- Conhecer as mudanças do estado
físico da água.
- Reconhecer o oxigênio como
principal gás responsável pela existência dos seres na terra.
- Compreender que o ar ocupa lugar
no espaço.
___________________________________________
- Identificar os elementos que
formam o solo.
- Diferenciar os tipos de solo.
- Reconhecer as partes da planta e
suas funções.
- Entender a fotossíntese como
maneira de sobrevivência das plantas.
__________________________________________
-Saber as partes do corpo.
- Compreender as funções das partes
do corpo.
- Receber informações sobre saúde e
higiene.
- Incentivar hábitos de higiene para
aquisição da qualidade de vida.
|
PLANEJAMENTO 5º ANO
CIÊNCIAS
ÁREA DO
CONHECIMENTO
Conteúdo
·
1º BIMESTRE
- Corpo Humano:
* Células
* Órgãos
* Tecidos
* Sistema
-Sustentação e locomoção:
* Sistema ósseo
* Sistema muscular
(Postura, desvio da coluna
vertebral, fraturas)
_______________________________
·
2º BIMESTRE
- Sistema
Digestivo
- Nutrição
do corpo
- Sistema
Respiratório ( asfixia/ afogamento)
- Sistema
Circulatório ( hemorragias, anemia, doenças cardíacas.
_______________________________
·
3º BIMESTRE
·
Noções:
- Sistema Excretor
- Sistema
Nervoso
- Sistema
Endócrino
- Sistema
Reprodutor
_______________________________
·
4º BIMESTRE
- Higiene
pessoal
- Doenças
sexualmente transmissíveis
- Prevenção
ao uso de drogas ( fumo, álcool, drogas ilícitas)
- Prevenção
de doenças ( vacinas, soros e remédios)
|
OBJETIVOS
- Compreender que a partir de um conjunto de
células, forma-se o corpo, tecidos e órgãos.
- Compreender que para nossa locomoção
dependemos do sistema ósseo e dos músculos.
_________________________________________
- Compreender que o sistema digestório passa
por diferentes etapas iniciando pela boca.
-Reconhecer a importância da boa
alimentação para uma boa qualidade de vida..
- Reconhecer
no sistema respiratório, o caminho do ar no nosso corpo.
-
Compreender o funcionamento e a importância do sistema circulatório.
_________________________________________
- Identificar
as partes do sistema nervoso e suas funções a fim de perceber os estímulos
que vem de dentro, o organismo.
- Conhecer
as glândulas e suas respectivas funções.
-Conhecer o
funcionamento e sua importância para espécie humana.
-
Identificar os órgãos que formam o sistema excretor.
__________________________________________
- Valorizar a importância da higiene
do seu próprio corpo.
- Identificar as doenças, as formas
de transmissão e como preveni-las.
- Conhecer os diferentes tipos de
drogas e os danos que elas causam a nossa saúde.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário