quinta-feira, 10 de abril de 2014

BLOG E A PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE RIO AZUL -ESTADO DO PARANÁ

      Carvalho (2009) enfatiza que ao propormos atividades de ciências para os primeiros anos do ensino fundamental, temos de nos guiar pelas propostas elaboradas para cada série. Assim, o presente blog é de grande relevância, pois abrange conteúdos sobre a alimentação saudável, o qual esta presente no planejamento escolar de ciências do 1º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
       Abaixo esta a proposta curricular de ciências criada e adotada pelo município de Rio Azul, o qual foi autorizado para postagem pela Secretaria Municipal de Educação, visando melhor esclarecer que a temática envolvendo a alimentação saudável  esta presente no planejamento das séries iniciais do ensino fundamental o qual é importante para a formação e o desenvolvimento integral do ser humano.
       A seguir, no planejamento esta grifado em amarelo o conteúdo referente a alimentação saudável que deve ser trabalhado em cada ano do ensino fundamental.
       


PLANEJAMENTO      ANO  
                                                                            CIÊNCIAS  
 
   ÁREA DO CONHECIMENTO 
              Conteúdos

·         1º BIMESTRE
 - Noção de tempo (dia/noite)
- Noção corporal (características/partes / semelhanças e diferenças)
- Água
- Hábitos de higiene
_________________________________
·         2º BIMESTRE
 - Plantas: Pomar-horta-Jardim
- Meio ambiente (preservação da natureza)
- Estações do ano


_________________________________
 ·         3º BIMESTRE

-Alimentação saudável:

   . Hábitos alimentares

   .Tipos de alimentos
   . Os cinco sentidos
 _________________________________
·         4º BIMESTRE
 - Ecossistema
-Animais
-Clima, tempo e temperatura

                   
                  OBJETIVOS

- Identificar períodos do dia e noite.
-Identificar as partes do corpo humano.
-Reconhecer a importância da água.
-Compreender a necessidade da higiene corporal, vestuário e ambiente em que vive, para uma boa qualidade de vida.
______________________________________
- Identificar os tipos em cada ambiente e as suas diferentes partes da planta.
-Compreender ações que visam cuidados com o meio ambiente.
-Levar o aluno a identificar as estações do ano -. Relacionar as estações do ano com as transformações da natureza.
_____________________________________
 - Valorizar as comidas típicas da região.
-Apontar alguns problemas de saúde decorrentes da falta de uma boa alimentação.
- Estimular os cinco sentidos por meio de atividades lúdicas
 _____________________________________
-Reconhecer-se como sujeito integrante, responsável e dependente do ecossistema.
-Nomear e reconhecer as diferenças entre os animais.
- Noções de tipos climáticos:frio e quente.  - Estabelecer que há uma relação entre clima e vegetação


                                    
             



PLANEJAMENTO 2º ANO
                                                                                    CIÊNCIAS
   ÁREA DO CONHECIMENTO
             Conteúdo
·         1º BIMESTRE

- Seres vivos e não vivos
- Água
- Ar
- Planeta terra
- Solo
- As plantas




_______________________________
·         2º BIMESTRE

- Corpo humano
- Os sentidos
- Higiene pessoal e saúde
_______________________________
·         3º BIMESTRE

- Saúde e qualidade de vida:

 Alimentação

  Higiene alimentar



- Prevenção de doenças




_______________________________
·         4º BIMESTRE

- Meio ambiente
- Lixo
- Saneamento básico
- Água
- Animais vertebrados e invertebrados
- Classificação dos animais

                    OBJETIVOS

- Identificar seres vivos e não vivos e sua importância.
- Perceber a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos.
- Compreender o ar como elemento indispensável para a vida.
- Reconhecer os elementos que compõem o planeta terra
( sistema solar).
- Valorizar o solo como fonte de vida.
- Identificar e reconhecer os tipos e as partes das plantas.
______________________________________
- Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo.
- Desenvolver hábitos de higiene.
______________________________________
- Registrar os cuidados com alimentos, em casa e fora dela.

- Incentivar bons hábitos alimentares percebendo que os alimentos têm sabores diferentes, evidenciando a necessidade da higiene com os alimentos.

- Reconhecer os cuidados indispensáveis à prevenção de doenças.

- Identificar as principais doenças que podem ser evitadas através da alimentação saudável e das vacinas.
______________________________________
- Reconhecer que o é ambiente é importante para o homem identificando o que ele oferece.
-Reconhecer a necessidade de respeitar e proteger o meio ambiente.
- Compreender e praticar ações que favoreçam a preservação ambiental.
-Identificar os tipos de animais e sua classificação.














































PLANEJAMENTO 3ºANO
                                                                                  CIÊNCIAS

   ÁREA DO CONHECIMENTO 
           Conteúdo

·         1º BIMESTRE
- Alimentação

- Prevenção de doenças
- Corpo Humano
-Órgãos dos Sentidos
- Higiene pessoal
_____________________________
·         2º BIMESTRE

- Água
- Estados físicos da Água
- Poluição da Água
- Ecossistema ( solo/água/sol/ar e seres vivos)
_____________________________
·         3º BIMESTRE
-  Solo
- Plantas / classificação
- Animais  / classificação



_____________________________
·         4º BIMESTRE
- Ar
-Componentes do Ar
- Poluição (sonora / visual)
                    OBJETIVOS


- Adquirir bons hábitos de alimentação e higiene.

-Realizar ações educativas voltadas a prevenção de doenças.
-Reconhecer as partes do corpo humano.
-Compreender as funções de cada um dos órgãos.

___________________________________________
- Reconhecer a água como fonte de vida de todos os seres vivos de nosso planeta.
-Identificar os estados físicos da água.
-Sensibilizar  os alunos sobre os riscos da contaminação.
-Compreender a relação que há entre os seres vivos.


___________________________________________
- Classificar os tipos de solo.
-Obter conhecimentos a cerca das plantas e seres.
- Identificar as diferenças e semelhanças entre seres vivos.
- Compreender a função de cada ser vivo para o meio ambiente.

__________________________________________
- Perceber o ar como essencial para nossa vida.
-Compreender a importância da prevenção do ar.
- Entender quais são as principais causas da poluição do ar.




                                    



PLANEJAMENTO 4º ANO  
                                                               CIÊNCIAS  
 
   ÁREA DO CONHECIMENTO  
            Conteúdo

·         1º BIMESTRE
- Alimentação

- Nutrientes

- Grupos de alimentos

- Alimentos industrializados e artesanais

- Conservação dos alimentos

- Como aproveitar os alimentos nas refeições
_____________________________
·         2º BIMESTRE
- Água no Planeta Terra
- Água: tratamento da água
- Composição da água
- Estados físicos da água
- Atmosfera
- Ar e suas propriedades

_____________________________
·         3º BIMESTRE

- Solo: tipos de solo
- Partes da plantas e suas funções (aprofundamento)
- Fotossíntese
- Germinação das plantas
_____________________________
·         4º BIMESTRE

- Noções do corpo humano
- Saúde e qualidade de vida
- Higiene

                    OBJETIVOS



- Reconhecer os benefícios de uma alimentação saudável.



- Entender a divisão dos grupos de alimentos na pirâmide alimentar.




___________________________________________
- Sensibilizar para a preservação da água para a vida do planeta.
- Conhecer as formas de reaproveitamento da água e sua composição.
- Conhecer as mudanças do estado físico da água.
- Reconhecer o oxigênio como principal gás responsável pela existência dos seres na terra.
- Compreender que o ar ocupa lugar no espaço.
___________________________________________
- Identificar os elementos que formam o solo.
- Diferenciar os tipos de solo.
- Reconhecer as partes da planta e suas funções.
- Entender a fotossíntese como maneira de sobrevivência das plantas.


__________________________________________
-Saber as partes do corpo.
- Compreender as funções das partes do corpo.
- Receber informações sobre saúde e higiene.
- Incentivar hábitos de higiene para aquisição da qualidade de vida.







































PLANEJAMENTO      ANO  
                                                                               CIÊNCIAS  

   ÁREA DO CONHECIMENTO
             Conteúdo
·         1º BIMESTRE
- Corpo Humano:
  * Células
  * Órgãos
  * Tecidos
  * Sistema
-Sustentação e locomoção:
   * Sistema ósseo
    * Sistema muscular
(Postura, desvio da coluna vertebral, fraturas)
                             _______________________________
·         2º BIMESTRE
- Sistema Digestivo
- Nutrição do corpo
- Sistema Respiratório ( asfixia/ afogamento)
- Sistema Circulatório ( hemorragias, anemia, doenças cardíacas.

_______________________________
·         3º BIMESTRE
·          
Noções:
 - Sistema Excretor
- Sistema Nervoso
- Sistema Endócrino
- Sistema Reprodutor

_______________________________
·         4º BIMESTRE
- Higiene pessoal
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Prevenção ao uso de drogas ( fumo, álcool, drogas ilícitas)
- Prevenção de doenças ( vacinas, soros e remédios)

                    OBJETIVOS

- Compreender que a partir de um conjunto de células, forma-se o corpo, tecidos e órgãos.



- Compreender que para nossa locomoção dependemos do sistema ósseo e dos músculos.





_________________________________________

-  Compreender que o sistema digestório passa por diferentes etapas iniciando pela boca.
-Reconhecer a importância da boa alimentação para uma boa qualidade de vida..
- Reconhecer no sistema respiratório, o caminho do ar no nosso corpo.
- Compreender o funcionamento e a importância do sistema circulatório.
_________________________________________

- Identificar as partes do sistema nervoso e suas funções a fim de perceber os estímulos que vem de dentro, o organismo.
- Conhecer as glândulas e suas respectivas funções.
-Conhecer o funcionamento e sua importância para espécie humana.
- Identificar os órgãos que formam o sistema excretor.
__________________________________________
- Valorizar a importância da higiene do seu próprio corpo.
- Identificar as doenças, as formas de transmissão e como preveni-las.
- Conhecer os diferentes tipos de drogas e os danos que elas causam a nossa saúde.





Sem comentários:

Enviar um comentário