quinta-feira, 10 de abril de 2014

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS



Caros professores, no ensino que prioriza a aprendizagem significativa é preciso primeiramente considerar que cada aluno constrói os conhecimentos e significados de acordo coma as experiências e vivências inclusive no contexto escolar.( Becker,1992)
Conforme Carvalho et al (1998) o aluno ao ingressar no processo de escolarização traz uma vasta gama de conhecimentos construídos a partir da sua ação e interação com a realidade, os quais devem ser valorizados e articulados com os conteúdos mediados pelo professor.
No processo de ensino visando a aprendizagem significativa o professor necessita: 
*Inicialmente desenvolver atividades investigativas visando  descobrir os conhecimentos e ideias dos alunos referente ao conteúdo a ser desenvolvido no decorrer das aulas.  
    * Articular os conhecimentos prévios dos alunos ás explicações e conteúdos desenvolvidos pelo professor no contexto escolar.
    * Ter um bom relacionamento com os alunos para que os mesmos sintam confiança em expor suas ideias, participar, opinar, perguntar durante as aulas. ( Carvalho,1998).
   *Orientar, participar e guiar o processo de ensino e aprendizagem. (Gil Perez 1993).
     * Expor a matéria, desenvolvendo aulas criativas, produtivas, com momentos que os alunos possam vivenciar experiências concretas, participar de experimentos, de estudos significativos e de atividades que favoreçam a aprendizagem duradoura. ( Carvalho,1998).
    *Planejar a ação educativa de maneira flexível, permitindo à adaptação as necessidades dos alunos em todo o processo de ensino e aprendizagem. (Zabala, 1998).
    *Ajudar os alunos a encontrar sentido nas atividades e ações que estão fazendo no decorrer das aulas (Zabala, 1998).
   * Construir atividades inovadoras que contribuam para a evolução dos alunos em seus conceitos, atitudes, habilidades e conhecimentos. (Carvalho,2010).
    *Acompanhar os alunos nos seus avanços e dificuldades, contribuindo para a efetiva aprendizagem.
     * Estabelecer metas ao alcance dos alunos para possam ser alcançadas com ajuda e esforço adequados e necessários oferecidas pelo professor (Zabala, 1998).
    *Promover atividade mental auto-estruturante que possibilite estabelecer o máximo de relações com o novo conteúdo desenvolvido (Zabala, 1998).
    *Estabelecer um ambiente que possibilite a construção de conhecimentos e maior aprendizagem dos alunos (Zabala, 1998).
     *Avaliar os alunos conforme suas capacidades e seus esforços, considerando o ponto pessoal de partida de cada aluno e o processo de ampliação de conhecimentos. (Zabala, 1998). 
   Conforme Moreira (2006) a aprendizagem significativa é um processo pelo qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo. Neste processo, destaca-se que a informação interage com uma estrutura de conhecimento especifica, o qual Ausubel denominou de “conceito subsunçor”.
   Corroborando, Prass (2012) explica que quando se utiliza o termo não–arbitrária entende-se que existe uma relação lógica entre o conhecimento trabalhado e as ideias existentes na estrutura cognitiva do discente. A aprendizagem também precisa ser substantiva, em que uma vez aprendido o conteúdo pelo aluno o mesmo conseguirá explicar com as suas próprias palavras posteriormente.

Exemplo de aprendizagem significativa de maneira não arbitraria:
Quando o professor trabalhar a importância da alimentação saudável, primeiramente devem-se articular os conhecimentos desenvolvidos ao que o aluno já conhece sobre o assunto.
O professor pode iniciar as atividades com questionamentos, como:
Quais alimentos você consome?
Você acha que são saudáveis?
Ressaltar se os produtos destacados pelos alunos são saudáveis ou não e a importância de suas vitaminas para o desenvolvimento do organismo.
A atividade supracitada permite que o professor identifique os conhecimentos dos alunos referentes à temática apresentada, e, por conseguinte, contribua estabelecendo um elo entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos saberes, havendo uma relação lógica entre ambos.

Exemplo de aprendizagem significativa de maneira substantiva:
Desenvolver ações em que o aluno demonstre e explique a seu modo o que aprendeu sobre o conteúdo, atividades que podem ser de maneira oral, escrita ou representação por meio de imagens, ações experimentais entre outras.
            Conforme Moreira (2006) a aprendizagem significativa ocorre quando o conhecimento mediado pelo professor “ancora-se” em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do educando.O subsunçor consiste em um conceito, ideia, modelo, proposição, imagem que já é preexistente na estrutura cognitiva do aluno.

Exemplo para entender melhor:
A criança apresentava uma ideia (subsunçor) sobre o que é a cenoura, mas até o momento não tinha degustado deste alimento e não conhecia suas vitaminas e benefícios.
O professor traz a cenoura para a sala explicando e  permitindo que os alunos observem e manuseiem o alimento, posteriormente com ajuda dos alunos será feita a devida  higienização do alimento e entregue a cozinheira da escola a qual fará uma salada da cenoura, para que todos possam degustar do prato, neste exemplo a idéia anteriormente existente se modificou a partir da experiência do alunos  por meio da ação do professor.
Segundo Brasil (1997) para o ensino de ciências é necessária a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento acumulado e construído com a interação dos alunos, professores e ciências.

E quando os alunos não apresentam subsunçores sobre o conteúdo, o que o professor deve fazer?
*O professor deve iniciar a aula trabalhando com organizadores prévios.
    Moreira (2006) explica que os Organizadores prévios são materiais introdutórios, apresentados antes do próprio material a ser aprendido, porém, em um nível mais alto de abstração. De acordo com o autor, os organizadores prévios podem ser textos, discussão, experiências, debates, filme, imagens entre outros dependendo da situação de aprendizagem.
   Os autores enfatizam que os organizadores prévios são ancoradouros para a construção de conhecimentos e assim subsequente para o surgimento de subsunçores necessários para uma aprendizagem significativa. 
    Portanto, conforme Masini e Moreira ( 2008) “A  aprendizagem significativa pode ser interpretada como o resultado de uma interação triádica entre alunos, professor e materiais educativos.”
     Desse modo, o ensino de ciências constitui-se em um dos campos educacionais que oportuniza espaços para a aprendizagem significativa e a  reconstrução da relação homem com a natureza, homem – sociedade, envolvendo questões pertinentes como o consumo consciente, o respeito pelo meio ambiente, a prevenção e o cultivo de hábitos necessários para uma vida saudável.

Referências:

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:  ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, A. M. P.; et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento
físico. São Paulo: Scipione, 1998.

GIL PEREZ, D. Contribución de la Historia y de la Filosofia de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, nº 2, p. 197 – 212, 1993.

MASINI, Elcie F. Salzano. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo. Vetor. 2008.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília. Ed. Universidade de Brasília. 2006.

PRASS, A. R. Teorias de Aprendizagem. ScriniaLibris.com: 2012.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Ed.Artmed. Porto Alegre.1998.


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