Caros
professores, no ensino que prioriza a aprendizagem significativa é preciso
primeiramente considerar que cada aluno constrói os conhecimentos e
significados de acordo coma as experiências e vivências inclusive no contexto
escolar.( Becker,1992)
Conforme
Carvalho et al (1998) o aluno ao ingressar no processo de escolarização traz uma
vasta gama de conhecimentos construídos a partir da sua ação e interação com a realidade,
os quais devem ser valorizados e articulados com os conteúdos mediados pelo
professor.
No
processo de ensino visando a aprendizagem significativa o professor necessita:
*Inicialmente desenvolver atividades investigativas
visando descobrir os conhecimentos e ideias dos alunos referente ao conteúdo a
ser desenvolvido no decorrer das aulas.
* Articular os conhecimentos prévios dos alunos ás explicações e conteúdos desenvolvidos
pelo professor no contexto escolar.
* Ter um
bom relacionamento com os alunos para que os mesmos sintam confiança em expor suas ideias, participar,
opinar, perguntar durante as aulas. ( Carvalho,1998).
*Orientar, participar e
guiar o processo de ensino e aprendizagem. (Gil Perez 1993).
* Expor a matéria, desenvolvendo aulas
criativas, produtivas, com momentos que os alunos possam vivenciar experiências
concretas, participar de experimentos, de estudos significativos e de atividades
que favoreçam a aprendizagem duradoura. ( Carvalho,1998).
*Planejar
a ação educativa de maneira flexível, permitindo à adaptação as necessidades
dos alunos em todo o processo de ensino e aprendizagem. (Zabala, 1998).
*Ajudar os
alunos a encontrar sentido nas atividades e ações que estão fazendo no decorrer
das aulas (Zabala, 1998).
*
Construir atividades inovadoras que contribuam para a evolução dos alunos em
seus conceitos, atitudes, habilidades e conhecimentos. (Carvalho,2010).
*Acompanhar
os alunos nos seus avanços e dificuldades, contribuindo para a efetiva
aprendizagem.
*
Estabelecer metas ao alcance dos alunos para possam ser alcançadas com ajuda e
esforço adequados e necessários oferecidas pelo professor (Zabala, 1998).
*Promover
atividade mental auto-estruturante que possibilite estabelecer o máximo de
relações com o novo conteúdo desenvolvido (Zabala, 1998).
*Estabelecer
um ambiente que possibilite a construção de conhecimentos e maior aprendizagem
dos alunos (Zabala, 1998).
*Avaliar
os alunos conforme suas capacidades e seus esforços, considerando o ponto
pessoal de partida de cada aluno e o processo de ampliação de conhecimentos. (Zabala,
1998).
Conforme Moreira (2006) a aprendizagem significativa é um processo pelo
qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva e não arbitrária,
a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo. Neste processo,
destaca-se que a informação interage com uma estrutura de conhecimento
especifica, o qual Ausubel denominou de “conceito subsunçor”.
Corroborando, Prass (2012) explica
que quando se utiliza o termo não–arbitrária entende-se que existe uma relação
lógica entre o conhecimento trabalhado e as ideias existentes na estrutura
cognitiva do discente. A aprendizagem também precisa ser substantiva, em que
uma vez aprendido o conteúdo pelo aluno o mesmo conseguirá explicar com as suas
próprias palavras posteriormente.
Exemplo
de aprendizagem significativa de maneira não arbitraria:
Quando o professor trabalhar a
importância da alimentação saudável, primeiramente devem-se articular os
conhecimentos desenvolvidos ao que o aluno já conhece sobre o assunto.
O
professor pode iniciar as atividades com questionamentos, como:
Quais
alimentos você consome?
Você
acha que são saudáveis?
Ressaltar
se os produtos destacados pelos alunos são saudáveis ou não e a importância de
suas vitaminas para o desenvolvimento do organismo.
A
atividade supracitada permite que o professor identifique os conhecimentos dos
alunos referentes à temática apresentada, e, por conseguinte, contribua estabelecendo um elo entre os conhecimentos prévios dos
alunos e os novos saberes, havendo uma relação lógica entre ambos.
Exemplo
de aprendizagem significativa de maneira substantiva:
Desenvolver ações em que o aluno
demonstre e explique a seu modo o que aprendeu sobre o conteúdo, atividades que
podem ser de maneira oral, escrita ou representação por meio de imagens, ações
experimentais entre outras.
Conforme Moreira (2006) a
aprendizagem significativa ocorre quando o conhecimento mediado pelo professor
“ancora-se” em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura
cognitiva do educando.O subsunçor consiste em um conceito, ideia, modelo,
proposição, imagem que já é preexistente na estrutura cognitiva do aluno.
Exemplo para entender
melhor:
A
criança apresentava uma ideia (subsunçor) sobre o que é a cenoura, mas até o momento não
tinha degustado deste alimento e não conhecia suas vitaminas e benefícios.
O
professor traz a cenoura para a
sala explicando e permitindo que os
alunos observem e manuseiem o alimento, posteriormente com ajuda dos alunos
será feita a devida higienização do
alimento e entregue a cozinheira da escola a qual fará uma salada da cenoura,
para que todos possam degustar do prato, neste exemplo a idéia anteriormente
existente se modificou a partir da experiência do alunos por meio da ação do professor.
Segundo
Brasil (1997) para o ensino de ciências é necessária a construção de uma
estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do
conhecimento acumulado e construído com a interação dos alunos, professores e
ciências.
E quando os alunos não apresentam subsunçores sobre o
conteúdo, o que o professor deve fazer?
*O professor
deve iniciar a aula trabalhando com organizadores prévios.
Moreira (2006)
explica que os Organizadores
prévios são materiais introdutórios, apresentados antes do próprio
material a ser aprendido, porém,
em um nível mais alto de abstração. De acordo com o autor, os
organizadores prévios podem ser textos, discussão, experiências, debates,
filme, imagens entre outros dependendo da situação de aprendizagem.
Os autores enfatizam que os organizadores prévios
são ancoradouros para a construção de conhecimentos e assim subsequente para o
surgimento de subsunçores necessários para uma aprendizagem significativa.
Portanto,
conforme Masini e Moreira ( 2008) “A
aprendizagem significativa pode ser interpretada como o resultado de uma
interação triádica entre alunos, professor e materiais educativos.”
Desse modo, o ensino de ciências constitui-se em um dos
campos educacionais que oportuniza espaços para a aprendizagem significativa e a reconstrução da relação homem
com a natureza, homem – sociedade, envolvendo questões pertinentes como o
consumo consciente, o respeito pelo meio ambiente, a prevenção e o cultivo de
hábitos necessários para uma vida saudável.
Referências:
BECKER, Fernando. O
que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83,
p. 7-15, abr./jun. 1992.
BRASIL.
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, A. M. P.; et al. Ciências
no ensino fundamental: o conhecimento
físico. São Paulo: Scipione, 1998.
GIL PEREZ, D. Contribución de la Historia y de la Filosofia
de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como
investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, nº 2, p. 197 – 212, 1993.
MASINI, Elcie F. Salzano.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e
lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo. Vetor. 2008.
MOREIRA, Marco Antonio. A
teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula.
Brasília. Ed. Universidade de Brasília. 2006.
PRASS, A. R. Teorias de Aprendizagem. ScriniaLibris.com:
2012.
ZABALA, Antoni. A prática
educativa: como ensinar. Ed.Artmed. Porto Alegre.1998.
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