quinta-feira, 10 de abril de 2014

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA TRABALHAR O ENSINO DE CIÊNCIAS


      Dentre muitas atividades existentes para trabalhar o ensino de ciências articulada a alimentação saudável, destacamos a seguir algumas sugestões.

ATIVIDADES DE CAMPO



        


Professor você pode desenvolver junto com seus alunos no espaço escolar uma horta, contemplando alimentos saudáveis. A seguir vão alguns passos para fazer esta atividade:








1º Antes de efetivar o plantio nos canteiros, é necessário prepara-los para receber as mudas das verduras, legumes, temperos etc.

2º Afofe bem a terra do canteiro, ou que será colocada no canteiro.Faça com o solo seco ou levemente umido, evitando desta forma que a terra
fique muito dura.

3º Dê forma ao canteiro, é indicado uso de garrafas petti que possibilita a organização e evita a erosão da terra colocada para o plantio, evitando inclusive que ao caminhar os alunos pisem sobre as plantas.

4º Caso deseje adubar o solo do canteiro, incluindo húmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal entre outros adubos orgânicos, o momento adequado é ao realizar os canteiros, antes do plantio. Ressalta-se que após a mistura destes adubos orgânicos, é necessário aguardar por um período de 10 a 15 dias  para que os produtos compostos ao canteiro entre em equilíbrio com o solo, evitando prejudicar as mudas.

5º Determine as espécies de plantas que serão cultivadas.

6º Faça a semeadura ou plantio, respeitando os espaçamentos, a profundidade e a época indicada para cada especie.

7º Regar quando necessário, utilizando água limpa.

8º Fazer a limpeza adequada dos canteiros, para que as plantas cresçam saudáveis.

9º Sugere-se que cada escola tenha sua horta e envolva os alunos em atividades de observação, plantio, cuidados, colheita e consumo dos alimentos.

Caso não haja espaço para realizar a horta convencional, outra sugestão horta suspensa, como no exemplo abaixo:

http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar

Para fazer a horta suspensa você irá utilizar o seguinte material:

- Arame e corda;
- Tesoura;
- Garrafa pet de 2 litros vazia e devidamente limpa;

Modo de fazer:
 -Faça uma abertura na garrafa pet, como mostra a imagem acima onde esta plantada a hortaliça;
-Faça um furo em cada extremidade da garrafa, para posteriormente passar a corda.
-Em seguida passar um arrame no meio da corda no formato de uma trava para que uma garrafa fique com espaço adequado uma da outra.
-Coloque a terra devidamente preparada e plante a hortaliça;
-Deverá regar quando houver necessidade e cuidar para que as plantas se desenvolvam bem e possam ser consumidas contribuindo para melhor qualidade de vida dos alunos.

Dentre os diversas hortaliças importantes para o desenvolvimento e a formação da criança, destaca-se também a importância de cultivar e consumir temperos como salsa, cebolinha, manjerona, manjericão, hortelã, capim-limão, erva-cidreira, alecrim, entre outros os quais contribuem para o bom funcionamento do organismo e também ajudam a reduzir o consumo de sal na alimentação, trazendo ainda um sabor mais apetitoso ao alimento.



Hortas artificiais.
Caso o professor não tenha disponível espaço e condições para fazer uma horta no solo ou suspensa, o mesmo pode trabalhar com hortas feitas de e.v.a. Como a imagem a seguir mostra.

http://bysimonne.blogspot.com.br/2013/09/maquete-importancia-da-agua.html

O professor pode confeccionar este material com e.v.a além de trabalhar com diversos tipos de alface, pode envolver a cenoura, batata, beterraba, couve flor e demais hortaliças.
Com auxilio dos alunos, trabalha-se questões do plantio, cuidados e da colheita.



RECEITAS COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS



Salada com as hortaliças produzidas na horta escolar.

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/saladas-ajudam-eliminar-inchaco-680546.shtml

É importante fazer a salada com as hortaliças produzidas na horta da escola, caso não tenha esta possibilidade o professor pode solicitar a colaboração dos alunos e com os alimentos que trouxerem fazerem a salada.

Modo de preparo da salada:
-Lave bem as hortaliças, em água limpa.

 Ingredientes:

1/2 meio repolho
2 cenouras raladas
2 tomates picados.
1 pepino médio.
cebolinha e salsa a gosto
Adicione o molho que preferir a salada e sirva.

De acordo com as hortaliças você poderá criar novas saladas, variando o cardápio.



Arte com comida

http://subsoloart.com/blog/2013/10/arte-com-alimentos/arte-feita-com-comida-1/

Se os alunos apresentam aversão para consumir saladas e alimentos saudáveis, você pode inovar fazendo arte com a comida, decorando os pratos e estimulando o bom hábito alimentar.

Ingredientes;
meio repolho picado fino.
pepino.
beterraba.
cenoura
laranja
salsa

Modo de fazer

Você deverá lavar adequadamente as hortaliças e cortar de acordo com a imagem a ser montada com a comida. Para posteriormente servir.



ATIVIDADES LÚDICAS


Mini-mercado com hortaliças e alimentos.

Professor outra sugestão que você pode trabalhar com seus alunos, é montar um mini-mercado na sala de aula, com vários alimentos inclusive, verduras, legumes e frutas.

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2013/04/Fair-Foielof-Washington-EUA.jpg

    Nesta atividade o professor estimula o consumo de alimentos saudáveis dos alunos e de suas respectivas famílias.
Articulada a esta atividade o professor pode desenvolver ações  interdisciplinares,como:
-Elaboração de listagem de legumes e hortaliças - área da língua portuguesa.
- Pesquisa de preço, cálculos e situações problemas- área da matemática;
 - Atividades com cores, pinturas , desenhos e formas - área de artes;
- Ações lúdicas: alerta do alimentos saúdaveis, jogo da velha com legumes.




RODA DE CONVERSA COM OS ALUNOS


http://baudacrianca.blogspot.com.br/2009/03/desenhos-escolares.html

Possíveis temáticas que podem ser abordadas no decorrer da conversa:
* A importância das verduras, legumes e frutas para a nossa saúde.
* A necessidade de higienização dos alimentos.
*Descobrir quais alimentos fazem parte da alimentação da criança no seu dia-a-dia.
*Estimular o consumo de alimentos saudáveis.


PERCEPÇÃO TÁTIL E VISUAL


http://autismoemgoiania.blogspot.com.br/2012/11/materiais-pedagogicos-adaptados.html
O professor coloca dentro de uma caixa surpresa, algumas frutas, verduras e legumes.
Em seguida organiza as crianças em circulo, e solicita para que cada criança coloque uma das mãos dentro da caixa surpresa para pegar um dos alimentos e tateá-lo tentando adivinhar o que é, após a criança dar sua sugestão orienta-se que tire o alimento que pegou para fora da caixa surpresa. Neste momento o professor pode explorar vários aspectos, como: 
* Se a criança conseguiu identificar o alimento somente tateando;
*A importância do alimento para uma boa saúde e qualidade de vida.
* As cores e o formato do alimento.


PERCEPÇÃO GUSTATIVA E OLFATIVA.



http://orgaosdosentidos.blogspot.com.br/


Como fazer a atividade:

Separe em vários recipientes pedaços de frutas, verduras e legumes;
Divida a turma em grupos de 5(cinco alunos).
Em seguida coloque venda nos olhos destes alunos.
Passe com um recipiente de cada vez, solicitando que o aluno pegue um pedaço do alimente e experimente tentando descobrir o nome do mesmo.
O professor deverá fazer uma tabela com o nome dos alunos, para preencher com o número de acertos de cada um deles.


Sobre os órgãos do sentido acesse o link:

http://orgaosdosentidos.blogspot.com.br/

ATIVIDADES LÚDICAS

As atividades lúdicas exercem grande influência no desenvolvimento e formação dos alunos, potencializando a aprendizagem dos conteúdos de maneira agradável, prazerosa e significativa. 
Conforme Santos (1997) enfatiza que o lúdico facilita a aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento intelectual, pessoal, social, cultural dos alunos, colaborando inclusive para uma boa saúde mental, para maior socialização e construção de conhecimentos.
Dentre as atividade lúdicas, destaca-se os:
* jogos
*brincadeiras
*teatro
Sugestão de teatro de fantoches:





Experiências


Professor as experiências contribuem para enriquecer o ensino de ciências, provocando inclusive reflexões e questionamentos nos alunos em torno do processo, desenvolvimento e dos resultados das  investigações e experimentos.
Conforme Morais et al (2009, p. 53/54):


As atividades experimentais propiciam o desenvolvimento de diversas capacidades (Trowbridge; Bybee, 1990 apud Valadares), entre elas:
Capacidades aquisitivas: ouvir, observar, pesquisar, inquirir, investigar, recolher dados.
Capacidades organizacionais: registrar, comparar, contrastar, classificar, organizar, planificar, rever, avaliar, analisar.
Capacidades criativas: desenvolver planos, arquitetar, inventar, sintetizar.
Capacidades manipulativas: usar instrumentos, cuidar dos instrumentos, demonstrar, experimentar, reparar, construir, calibrar.
Capacidades de comunicação: questionar, discutir, explicar, relatar, escrever, criticar, construir gráficos, ensinar.
Além do desenvolvimento dessas capacidades cognitivas, também ocorre o desenvolvimento das capacidades afetiva, emocional e social inerentes aos trabalhos em grupo. Quando bem concebidas e exploradas, essas atividades preparam os alunos para a vida  social, para uma cidadania critica e responsável.



Corroborando Delizoicov (2000) enfatiza que na aprendizagem de ciências naturais, as atividades experimentais são de grande importância e devem ser desenvolvidas articulando a teoria com a prática. 


Professor a seguir estão alguns links, os quais apresentam algumas experiências:

http://experimentotecaec.blogspot.com.br/





TRABALHO COM HISTÓRIAS INFANTIS



 
http://profmarinalda.blogspot.com.br/2013/02/historia-cesta-de-dona-maricota.html





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