Dentre muitas atividades existentes para trabalhar o ensino de ciências articulada a alimentação saudável, destacamos a seguir algumas sugestões.
ATIVIDADES DE CAMPO

Professor você pode desenvolver junto com seus alunos no espaço escolar uma horta, contemplando alimentos saudáveis. A seguir vão alguns passos para fazer esta atividade:

2º Afofe bem a terra do canteiro, ou que será colocada no canteiro.Faça com o solo seco ou levemente umido, evitando desta forma que a terra
fique muito dura.
3º Dê forma ao canteiro, é indicado uso de garrafas petti que possibilita a organização e evita a erosão da terra colocada para o plantio, evitando inclusive que ao caminhar os alunos pisem sobre as plantas.
4º Caso deseje adubar o solo do canteiro, incluindo húmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal entre outros adubos orgânicos, o momento adequado é ao realizar os canteiros, antes do plantio. Ressalta-se que após a mistura destes adubos orgânicos, é necessário aguardar por um período de 10 a 15 dias para que os produtos compostos ao canteiro entre em equilíbrio com o solo, evitando prejudicar as mudas.
5º Determine as espécies de plantas que serão cultivadas.
6º Faça a semeadura ou plantio, respeitando os espaçamentos, a profundidade e a época indicada para cada especie.
7º Regar quando necessário, utilizando água limpa.
8º Fazer a limpeza adequada dos canteiros, para que as plantas cresçam saudáveis.
9º Sugere-se que cada escola tenha sua horta e envolva os alunos em atividades de observação, plantio, cuidados, colheita e consumo dos alimentos.
Caso não haja espaço para realizar a horta convencional, outra sugestão horta suspensa, como no exemplo abaixo:
http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar
Para fazer a horta suspensa você irá utilizar o seguinte material:
- Arame e corda;
- Tesoura;
- Garrafa pet de 2 litros vazia e devidamente limpa;
Modo de fazer:
-Faça uma abertura na garrafa pet, como mostra a imagem acima onde esta plantada a hortaliça;
-Faça um furo em cada extremidade da garrafa, para posteriormente passar a corda.
-Em seguida passar um arrame no meio da corda no formato de uma trava para que uma garrafa fique com espaço adequado uma da outra.
-Coloque a terra devidamente preparada e plante a hortaliça;
-Deverá regar quando houver necessidade e cuidar para que as plantas se desenvolvam bem e possam ser consumidas contribuindo para melhor qualidade de vida dos alunos.
Dentre os diversas hortaliças importantes para o desenvolvimento e a formação da criança, destaca-se também a importância de cultivar e consumir temperos como salsa, cebolinha, manjerona, manjericão, hortelã, capim-limão, erva-cidreira, alecrim, entre outros os quais contribuem para o bom funcionamento do organismo e também ajudam a reduzir o consumo de sal na alimentação, trazendo ainda um sabor mais apetitoso ao alimento.
Hortas artificiais.
Caso o professor não tenha disponível espaço e condições para fazer uma horta no solo ou suspensa, o mesmo pode trabalhar com hortas feitas de e.v.a. Como a imagem a seguir mostra.
http://bysimonne.blogspot.com.br/2013/09/maquete-importancia-da-agua.html
O professor pode confeccionar este material com e.v.a além de trabalhar com diversos tipos de alface, pode envolver a cenoura, batata, beterraba, couve flor e demais hortaliças.
Com auxilio dos alunos, trabalha-se questões do plantio, cuidados e da colheita.
É importante fazer a salada com as hortaliças produzidas na horta da escola, caso não tenha esta possibilidade o professor pode solicitar a colaboração dos alunos e com os alimentos que trouxerem fazerem a salada.
Modo de preparo da salada:
-Lave bem as hortaliças, em água limpa.
Ingredientes:
1/2 meio repolho
2 cenouras raladas
2 tomates picados.
1 pepino médio.
cebolinha e salsa a gosto
Adicione o molho que preferir a salada e sirva.
De acordo com as hortaliças você poderá criar novas saladas, variando o cardápio.
Se os alunos apresentam aversão para consumir saladas e alimentos saudáveis, você pode inovar fazendo arte com a comida, decorando os pratos e estimulando o bom hábito alimentar.
Ingredientes;
meio repolho picado fino.
pepino.
beterraba.
cenoura
laranja
salsa
Modo de fazer
Você deverá lavar adequadamente as hortaliças e cortar de acordo com a imagem a ser montada com a comida. Para posteriormente servir.
RECEITAS COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Salada com as hortaliças produzidas na horta escolar.
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/saladas-ajudam-eliminar-inchaco-680546.shtml
É importante fazer a salada com as hortaliças produzidas na horta da escola, caso não tenha esta possibilidade o professor pode solicitar a colaboração dos alunos e com os alimentos que trouxerem fazerem a salada.
Modo de preparo da salada:
-Lave bem as hortaliças, em água limpa.
Ingredientes:
1/2 meio repolho
2 cenouras raladas
2 tomates picados.
1 pepino médio.
cebolinha e salsa a gosto
Adicione o molho que preferir a salada e sirva.
De acordo com as hortaliças você poderá criar novas saladas, variando o cardápio.
Arte com comida
http://subsoloart.com/blog/2013/10/arte-com-alimentos/arte-feita-com-comida-1/
Ingredientes;
meio repolho picado fino.
pepino.
beterraba.
cenoura
laranja
salsa
Modo de fazer
Você deverá lavar adequadamente as hortaliças e cortar de acordo com a imagem a ser montada com a comida. Para posteriormente servir.
ATIVIDADES LÚDICAS
Mini-mercado com hortaliças e alimentos.
Mini-mercado com hortaliças e alimentos.
Professor outra sugestão que você pode trabalhar com seus alunos, é montar um mini-mercado na sala de aula, com vários alimentos inclusive, verduras, legumes e frutas.
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2013/04/Fair-Foielof-Washington-EUA.jpg
Nesta atividade o professor estimula o consumo de alimentos saudáveis dos alunos e de suas respectivas famílias.
Articulada a esta atividade o professor pode desenvolver ações interdisciplinares,como:
-Elaboração de listagem de legumes e hortaliças - área da língua portuguesa.
- Pesquisa de preço, cálculos e situações problemas- área da matemática;
- Atividades com cores, pinturas , desenhos e formas - área de artes;
- Ações lúdicas: alerta do alimentos saúdaveis, jogo da velha com legumes.
Articulada a esta atividade o professor pode desenvolver ações interdisciplinares,como:
-Elaboração de listagem de legumes e hortaliças - área da língua portuguesa.
- Pesquisa de preço, cálculos e situações problemas- área da matemática;
- Atividades com cores, pinturas , desenhos e formas - área de artes;
- Ações lúdicas: alerta do alimentos saúdaveis, jogo da velha com legumes.
RODA DE CONVERSA COM OS ALUNOS
Possíveis temáticas que podem ser abordadas no decorrer da conversa:
* A importância das verduras, legumes e frutas para a nossa saúde.
* A importância das verduras, legumes e frutas para a nossa saúde.
* A necessidade de higienização dos
alimentos.
*Descobrir quais alimentos fazem parte da
alimentação da criança no seu dia-a-dia.
*Estimular o consumo de alimentos
saudáveis.
PERCEPÇÃO TÁTIL E VISUAL
http://autismoemgoiania.blogspot.com.br/2012/11/materiais-pedagogicos-adaptados.html
O professor coloca dentro de uma caixa surpresa, algumas frutas, verduras e legumes.
Em seguida organiza as crianças em
circulo, e solicita para que cada criança coloque uma das mãos dentro da caixa
surpresa para pegar um dos alimentos e tateá-lo tentando adivinhar o que é,
após a criança dar sua sugestão orienta-se que tire o alimento que pegou para
fora da caixa surpresa. Neste momento o professor pode explorar vários
aspectos, como:
* Se a criança conseguiu identificar o
alimento somente tateando;
*A importância do alimento para uma boa
saúde e qualidade de vida.
* As cores e o formato do alimento.
PERCEPÇÃO GUSTATIVA E OLFATIVA.
Como fazer a atividade:
Separe em vários recipientes pedaços de
frutas, verduras e legumes;
Divida a turma em grupos de 5(cinco
alunos).
Em seguida coloque venda nos olhos destes
alunos.
Passe com um recipiente de cada vez,
solicitando que o aluno pegue um pedaço do alimente e experimente tentando
descobrir o nome do mesmo.
O professor deverá fazer uma tabela com o
nome dos alunos, para preencher com o número de acertos de cada um deles.
Sobre os órgãos do sentido acesse o link:
http://orgaosdosentidos.blogspot.com.br/
ATIVIDADES LÚDICAS
As atividades lúdicas exercem grande influência no desenvolvimento e formação dos alunos, potencializando a aprendizagem dos conteúdos de maneira agradável, prazerosa e significativa.
Conforme Santos (1997) enfatiza que o lúdico facilita a aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento intelectual, pessoal, social, cultural dos alunos, colaborando inclusive para uma boa saúde mental, para maior socialização e construção de conhecimentos.
Dentre as atividade lúdicas, destaca-se os:
* jogos
*brincadeiras
*teatro
Sugestão de teatro de fantoches:
Sobre os órgãos do sentido acesse o link:
http://orgaosdosentidos.blogspot.com.br/
ATIVIDADES LÚDICAS
As atividades lúdicas exercem grande influência no desenvolvimento e formação dos alunos, potencializando a aprendizagem dos conteúdos de maneira agradável, prazerosa e significativa.
Conforme Santos (1997) enfatiza que o lúdico facilita a aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento intelectual, pessoal, social, cultural dos alunos, colaborando inclusive para uma boa saúde mental, para maior socialização e construção de conhecimentos.
Dentre as atividade lúdicas, destaca-se os:
* jogos
*brincadeiras
*teatro
Sugestão de teatro de fantoches:
Experiências
Corroborando Delizoicov (2000) enfatiza que na aprendizagem de ciências naturais, as atividades experimentais são de grande importância e devem ser desenvolvidas articulando a teoria com a prática.
http://experimentotecaec.blogspot.com.br/
TRABALHO COM HISTÓRIAS INFANTIS
Professor as experiências contribuem para enriquecer o
ensino de ciências, provocando inclusive reflexões e questionamentos nos alunos
em torno do processo, desenvolvimento e dos resultados das investigações e experimentos.
Conforme Morais et al (2009, p. 53/54):
As atividades experimentais propiciam o
desenvolvimento de diversas capacidades (Trowbridge; Bybee, 1990 apud Valadares), entre elas:
Capacidades
aquisitivas: ouvir,
observar, pesquisar, inquirir, investigar, recolher dados.
Capacidades
organizacionais:
registrar, comparar, contrastar, classificar, organizar, planificar, rever,
avaliar, analisar.
Capacidades
criativas: desenvolver planos, arquitetar, inventar, sintetizar.
Capacidades manipulativas: usar instrumentos, cuidar dos instrumentos, demonstrar, experimentar,
reparar, construir, calibrar.
Capacidades
de comunicação:
questionar, discutir, explicar, relatar, escrever, criticar, construir
gráficos, ensinar.
Além do
desenvolvimento dessas capacidades cognitivas, também ocorre o desenvolvimento
das capacidades afetiva, emocional e social inerentes aos trabalhos em grupo.
Quando bem concebidas e exploradas, essas atividades preparam os alunos para a
vida social, para uma cidadania critica
e responsável.
Corroborando Delizoicov (2000) enfatiza que na aprendizagem de ciências naturais, as atividades experimentais são de grande importância e devem ser desenvolvidas articulando a teoria com a prática.
Professor a seguir estão alguns links, os quais apresentam algumas experiências:
http://experimentotecaec.blogspot.com.br/
TRABALHO COM HISTÓRIAS INFANTIS
http://profmarinalda.blogspot.com.br/2013/02/historia-cesta-de-dona-maricota.html
link abaixo apresenta a história completa:
http://docemagiaemensinar.blogspot.com.br/2011/05/historinha-cesta-da-dona-maricota.html
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