O presente blog visa contribuir para a formação continuada de professores, e por conseguinte para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem envolvendo o ensino de
ciências de maneira interdisciplinar.
Belintane (2003) e Pimenta (2002) afirmam que a formação continuada vai
além de um curso, mas envolve uma ideia de linha do tempo e uma sucessão de
eventos direcionada a formação de professores. Este blog oportuniza ao professor uma formação continuada, pois gradativamente serão postadas uma serie de materiais letrados, sugestões de atividades, de leituras que contribuam para a formação e ação do professor no contexto escolar, articulada com espaços para comentários, esclarecimentos de dúvidas e trocas de experiências.
Ressalta-se que as instâncias educativas devem oferecer cursos de formação continuada de qualidade, mas é fundamental que os professores estejam ciente da necessidade de se dispor e participar efetivamente de ações e cursos de formação profissional.
Segundo Garcia (1999) o professor deve participar de cursos de formação e consecutivamente realizar a reflexão sobre a ação, ou seja, o professor deve participar dos cursos ampliando seus conhecimentos e refletindo sobre suas praticas educativas, se as mesmas estão sendo efetivas ou se é necessário aperfeiçoa-las visando a maior aprendizagem dos alunos.
Corroborando Nóvoa (1995)
explica que a formação se constrói através de um trabalho de reflexividade critica sobre as práticas educativas e a (re)construção permanente da ação e da identidade pessoal.
Tardif (2002) enfatiza que as ações ou cursos propostos aos professores devem envolver saberes referentes as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar, bem como abranger estudos teóricos ao saber prático.
Nesta perspectiva, Gadotti (2000) explica que o professor necessita capacitar-se para mediar os conhecimentos com maior qualidade e desenvolver atividades que estimulem e contribuam de forma efetiva para maior aprendizagem dos alunos e de maneira efetiva.
A formação de professores é de grande relevância, pois os professores estarão melhor preparados para mediar e desenvolver os processos de ensino e aprendizagem. Bem como contribuir para a formação do espirito cientifico nos alunos, neste contexto Chassot (2003) argumenta que formar o espirito cientifico em nossos alunos é muito importante para que possam ampliar os conhecimentos e utiliza-los em situações cotidianas como ler e interpretar rótulos de alimentos, analisando se os mesmos fazem bem ou mal a saúde do ser humano.
Segundo Vale (2009)a formação do espirito cientifico na escola precisa envolver atividades educativas diversificadas como experimentar, manipular, construir, observar, investigar e aprender. Portanto, professores com uma formação mais consistente, apresentam maior facilidade em desenvolver as atividades diversificadas em prol da aprendizagem significativa dos alunos.
Referências:
BELINTANE,Claudemir. Formação Continua na área de linguagem; continuidades e rupturas. P.17-38. 2003. Livro Formação continuada de professores.: uma releitura da áreas de conteúdo.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
GADOTTI,M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.
Tardif (2002) enfatiza que as ações ou cursos propostos aos professores devem envolver saberes referentes as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar, bem como abranger estudos teóricos ao saber prático.
Nesta perspectiva, Gadotti (2000) explica que o professor necessita capacitar-se para mediar os conhecimentos com maior qualidade e desenvolver atividades que estimulem e contribuam de forma efetiva para maior aprendizagem dos alunos e de maneira efetiva.
A formação de professores é de grande relevância, pois os professores estarão melhor preparados para mediar e desenvolver os processos de ensino e aprendizagem. Bem como contribuir para a formação do espirito cientifico nos alunos, neste contexto Chassot (2003) argumenta que formar o espirito cientifico em nossos alunos é muito importante para que possam ampliar os conhecimentos e utiliza-los em situações cotidianas como ler e interpretar rótulos de alimentos, analisando se os mesmos fazem bem ou mal a saúde do ser humano.
Segundo Vale (2009)a formação do espirito cientifico na escola precisa envolver atividades educativas diversificadas como experimentar, manipular, construir, observar, investigar e aprender. Portanto, professores com uma formação mais consistente, apresentam maior facilidade em desenvolver as atividades diversificadas em prol da aprendizagem significativa dos alunos.
Referências:
BELINTANE,Claudemir. Formação Continua na área de linguagem; continuidades e rupturas. P.17-38. 2003. Livro Formação continuada de professores.: uma releitura da áreas de conteúdo.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org). Professor reflexivo
no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez,
2002.
GARCÍA, Carlos Marcelo.
Formação de Professores: para uma mudança educativa. Ed. Porto. Portugual.
1999.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2
ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
GADOTTI,M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.
CHASSOT,Attico. Alfabetização cientifica uma possibilidade para inclusão social. pg 89-100. Revista Brasileira de Educação. Jan/fev/mar/abr 2003 nº 22
Vale, José Misael Ferreira
do. Educação cientifica e sociedade.
p.9-15/2009.Livro. Questões atuais no ensino de ciências. 2º edição.
Organizador. Roberto Nardi.
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