quinta-feira, 10 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM PROL DA MAIOR QUALIDADE DE VIDA.

            O presente blog visa contribuir para a formação continuada de professores, e por conseguinte para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem  envolvendo o  ensino de ciências de maneira interdisciplinar. 
          Belintane (2003) e Pimenta (2002) afirmam que a formação continuada vai além de um curso, mas envolve uma ideia de linha do tempo e uma sucessão de eventos direcionada a formação  de professores. Este blog oportuniza ao professor uma formação continuada, pois gradativamente serão postadas uma serie de materiais letrados, sugestões de atividades, de leituras que contribuam para a formação e ação do professor no contexto escolar, articulada com espaços para comentários, esclarecimentos de dúvidas e trocas de experiências.
         Ressalta-se que as instâncias educativas devem oferecer cursos de formação continuada de qualidade, mas é fundamental que os professores estejam ciente da necessidade de se dispor e participar efetivamente de ações e cursos de formação profissional.
        Segundo Garcia (1999) o professor deve participar de cursos de formação e consecutivamente realizar a reflexão sobre a ação, ou seja, o professor deve participar dos cursos ampliando seus conhecimentos e refletindo sobre suas praticas educativas, se as mesmas estão sendo efetivas ou se é necessário aperfeiçoa-las visando a maior aprendizagem dos alunos. 
     Corroborando Nóvoa (1995) explica que a formação se constrói através de um trabalho de reflexividade critica sobre as práticas educativas e a (re)construção permanente da ação e da identidade pessoal.
   Tardif (2002) enfatiza que as ações ou cursos propostos aos professores devem envolver saberes referentes as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar, bem como abranger estudos teóricos ao saber prático.
      Nesta perspectiva, Gadotti (2000) explica que o professor necessita capacitar-se para mediar os conhecimentos com maior qualidade e desenvolver atividades que estimulem e contribuam de forma efetiva para maior aprendizagem dos  alunos e de maneira efetiva.
      A formação de professores é de grande relevância, pois os professores estarão melhor preparados para mediar e desenvolver os processos de ensino e aprendizagem. Bem como contribuir para a formação do espirito cientifico nos alunos, neste contexto Chassot (2003) argumenta que formar o espirito cientifico  em nossos  alunos é muito importante para que possam ampliar os conhecimentos e utiliza-los em situações cotidianas como ler e interpretar rótulos de alimentos, analisando se os mesmos fazem bem ou mal a saúde do ser humano
          Segundo Vale (2009)a formação do espirito cientifico na escola precisa envolver atividades educativas diversificadas como experimentar, manipular, construir, observar, investigar e aprender. Portanto, professores com uma  formação mais consistente, apresentam maior facilidade em desenvolver as atividades diversificadas em prol da aprendizagem significativa dos alunos.

Referências: 
BELINTANE,Claudemir. Formação Continua na área de linguagem; continuidades e rupturas. P.17-38. 2003. Livro Formação continuada de professores.: uma releitura da áreas de conteúdo.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Ed. Porto. Portugual. 1999.

NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002

GADOTTI,M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.

CHASSOT,Attico.  Alfabetização cientifica uma possibilidade para inclusão social. pg 89-100. Revista Brasileira de Educação. Jan/fev/mar/abr 2003 nº 22   

Vale, José Misael Ferreira do. Educação cientifica e sociedade.  p.9-15/2009.Livro. Questões atuais no ensino de ciências. 2º edição. Organizador. Roberto Nardi.

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