Prezado professor,
educador e demais visitantes deste blog, o ensino de ciências é de grande importância
para a formação do aluno- cidadão, contribuindo para que os alunos possam
refletir e, por conseguinte agir de maneira coerente sobre as vivências, fatos
e problemas cotidianos ( Harlen,1983).
Ressalta-se que de acordo
com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs 2001) a ciência envolve conjunto
de saberes, campos de atuações e estudos como o da saúde, meio ambiente, terra
e universo, ser humano, recursos tecnológicos.
Corroborando, Arce et al
(2011) complementam que o ensino de ciências possibilita o desenvolvimento de
habilidades e envolve um campo de conhecimentos amplo e um conjunto de
atividades que oferecem uma visão científica do mundo real.
Nesta perspectiva, é necessário que o ensino de ciências seja valorizado e trabalhado adequadamente, pois segundo os (PCNs 2001) esta disciplina oportuniza trabalhar com conteúdos que colaboram para a compreensão do mundo e de suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do universo.
Nesta perspectiva, é necessário que o ensino de ciências seja valorizado e trabalhado adequadamente, pois segundo os (PCNs 2001) esta disciplina oportuniza trabalhar com conteúdos que colaboram para a compreensão do mundo e de suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do universo.
O ensino de ciências consiste numa área relevante para
o desenvolvimento e a formação integral do ser humano. Sendo assim, é necessário
que professores estejam cientes da importância desta disciplina e de seus
respectivos conteúdos, estando comprometidos em trabalhar os conhecimentos de maneira
diversificada, atraente contribuindo, por conseguinte para a aprendizagem
significativa.
No
que se refere ao desenvolvimento de atividades educativas na área do ensino de
ciências direcionadas para a efetivação da aprendizagem significativa, Krasilchik e Marandino (2007) explicam que as ações educativas
desenvolvidas pelos professores devem envolver trabalhos práticos e estimular à
imaginação, a curiosidade, a criatividade, a exploração de fenômenos e
interesses dos alunos, a atividade intelectual e social dos alunos. Inclusive
motivando e instigando os alunos para a busca e construção de novos conhecimentos
e aprendizagens, necessários para uma melhor qualidade de vida.
Conforme OVIGLI (2009) o processo de escolarização é imprescindível para a formação de alunos capazes de expor ideias, questionar, discutir, analisar e entender os saberes que fazem parte do cotidiano e da sociedade.
Conforme OVIGLI (2009) o processo de escolarização é imprescindível para a formação de alunos capazes de expor ideias, questionar, discutir, analisar e entender os saberes que fazem parte do cotidiano e da sociedade.
Referências:
ARCE, Alessandra. SILVA, Débora A. M. VAROTTO, Michele. Ensinando Ciências na Educação Infantil. Campinas-SP: Alínea, 2011.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
HARLEN, W. (Ed.). New trends in primary school science education. Paris: UNESCO, 1983. v. I.
KRASILCHIK,Myriam. MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. Ed.Moderna.São Paulo.2007.
OVIGLI,D,F,B. O ensino de ciências e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia,2009.
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