SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS
- EXPERIÊNCIAS:
As experiências contribuem para enriquecer o ensino de ciências, provocando inclusive reflexões e questionamentos nos alunos em torno do processo, desenvolvimento e dos resultados das investigações e experimentos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835
As experiências contribuem para enriquecer o ensino de ciências, provocando inclusive reflexões e questionamentos nos alunos em torno do processo, desenvolvimento e dos resultados das investigações e experimentos.
Conforme Morais et al (2009, p. 53/54):
As atividades experimentais propiciam o desenvolvimento de diversas capacidades (Trowbridge; Bybee, 1990 apud Valadares), entre elas:
Capacidades aquisitivas: ouvir, observar, pesquisar, inquirir, investigar, recolher dados.
Capacidades organizacionais: registrar, comparar, contrastar, classificar, organizar, planificar, rever, avaliar, analisar.
Capacidades criativas: desenvolver planos, arquitetar, inventar, sintetizar.
Capacidades manipulativas: usar instrumentos, cuidar dos instrumentos, demonstrar, experimentar, reparar, construir, calibrar.
Capacidades de comunicação: questionar, discutir, explicar, relatar, escrever, criticar, construir gráficos, ensinar.
Além do desenvolvimento dessas capacidades cognitivas, também ocorre o desenvolvimento das capacidades afetiva, emocional e social inerentes aos trabalhos em grupo. Quando bem concebidas e exploradas, essas atividades preparam os alunos para a vida social, para uma cidadania critica e responsável.
Corroborando Delizoicov (2000) enfatiza que na aprendizagem de ciências naturais, as atividades experimentais são de grande importância e devem ser desenvolvidas articulando a teoria com a prática.
A seguir algumas experiências:
EXPERIÊNCIA DE GERMINAÇÃO
Você vai precisar de:
- 1 copo descartável
- 1 algodão
- 2 grãos de feijão
- Água
Procedimentos:
1º Umedeça o algodão com água.
2º coloque o algodão já umedecido no fundo do copo descartável.
3º Coloque as sementes de feijão sobre o algodão umedecido.
Deixe o copo em um local arejado que receba luz. Acompanhe juntamente com os alunos as etapas de germinação e nascimento da planta, questionando e explicando detalhadamente cada momento da experiência para as crianças. A seguir estão imagens desta atividades:
EXPERIÊNCIA DE GERMINAÇÃO
Você vai precisar de:
- 1 copo descartável
- 1 algodão
- 2 grãos de feijão
- Água
Procedimentos:
1º Umedeça o algodão com água.
2º coloque o algodão já umedecido no fundo do copo descartável.
3º Coloque as sementes de feijão sobre o algodão umedecido.
Deixe o copo em um local arejado que receba luz. Acompanhe juntamente com os alunos as etapas de germinação e nascimento da planta, questionando e explicando detalhadamente cada momento da experiência para as crianças. A seguir estão imagens desta atividades:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835
http://dicalinks.com/como-brotar-feijao-em-casa/
MÓBILE PARA TRABALHAR OS PLANETAS
( Raman Prinja, 2012,p.10)
Conforme a autora Prinja (2012, p.10) que sugere esta experiência para trabalhar os planetas, destaca que "os planetas gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno) são muito maiores que os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte)". A seguir estão os passos da experiências indicados pela autora:
Para esta experiência você vai utilizar:
- 1 cartolina branca
- 1 compasso
- 1 régua
- lápis
- tesoura
- lápis de cor
- barbante
-fita adesiva
- prato de papel.
Procedimentos da experiência:
-Desenhe os planetas seguindo as medidas abaixo:
- 1 régua
- lápis
- tesoura
- lápis de cor
- barbante
-fita adesiva
- prato de papel.
Procedimentos da experiência:
-Desenhe os planetas seguindo as medidas abaixo:
Imagem indicada por Prinja (2012, p.10)
Após desenhar e recortar as imagens dos planetas, pinte os dois lados de cada desenho. Vale lembrar que cada planeta deve ser colorido de uma cor diferente.
O sol deve ter medida diferente, sendo indicado 20 cm de diâmetro.
Imagem indicada por Prinja (2012, p.10)
O sol e os planetas devem ficar presos no prato de papel, sendo os barbantes das seguintes medidas:
-15 cm, para Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
- 20 cm para os quatro planetas gigantes;
-10 cm para o sol;
Em seguida :
FORMAS DE TRABALHAR A CONSTELAÇÃO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS
Muitos professores apresentam dificuldades para fazer os alunos entenderem o que é uma constelação, nesse sentido as experiências práticas oportunizam maior compreensão do conteúdo. Prinja (2012, p.24) sugere a seguinte atividade:
Materiais:
- 6 rolos de papelão;
- papel aluminio;
- 6 etiquetas;
- lápis;
-papel vegetal;
- tesoura;
-fita adesiva
- tachinha;
Materiais:
- 6 rolos de papelão;
- papel aluminio;
- 6 etiquetas;
- lápis;
-papel vegetal;
- tesoura;
-fita adesiva
- tachinha;
Procedimentos da experiência prática:
Prinja (2012, p.24)
Em seguida, pegue a folha de papel- vegetal e desenhe a constelação como mostra a ilustração a seguir:
Na linha pontilhada utilizando uma tesoura, recorte o contorno circular.
QUANTO DE OXIGÊNIO TEM O AR?
PARA A CONFECÇÃO DESTA EXPERIÊNCIA SERÃO UTILIZADOS OS
SEGUINTES MATERIAIS:
Materiais: 1 pote de vidro; 1 vasilha rasa de vidro; água; 1 caixa de fósforos; 1 vela
pequena (cuja altura deve ser compatível com a metade do pote usado na experiência).
Como fazer: 1º- fixe a vela com sua própria cera derretida no centro da vasilha rasa, eu em
seguida deve ter três quartos de sua altura preenchida com água; 2º- deixe a vela queimar
por alguns segundos e, então, cobra-a com o pote ligeiramente inclinado; 3º- feito isso,
marque o nível da água dentro do pote, mas preste atenção em tudo que acontecerá até a
vela se apagar.
Explicação: essa experiência demonstra que um quinto da atmosfera é composta por
oxigênio. Portanto, enquanto a vela queima, o oxigênio que esta dentro do pote vai sendo
consumida pela combustão e caba cedendo lugar para a água subir. Quando o oxigênio
termina e a chama da vela se apaga, água passa a ocupar um quinto do espaço livre do pote
que, no início da experiência, pertenci ao oxigênio presente no ar com que havia no
recipiente
Força da água, do vapor ou gás.
COMO CRIAR CORANTES NATURAIS
TRABALHANDO S CORES DO ARCO-IRIS
QUANTO DE OXIGÊNIO TEM O AR?
PARA A CONFECÇÃO DESTA EXPERIÊNCIA SERÃO UTILIZADOS OS
SEGUINTES MATERIAIS:
Materiais: 1 pote de vidro; 1 vasilha rasa de vidro; água; 1 caixa de fósforos; 1 vela
pequena (cuja altura deve ser compatível com a metade do pote usado na experiência).
Como fazer: 1º- fixe a vela com sua própria cera derretida no centro da vasilha rasa, eu em
seguida deve ter três quartos de sua altura preenchida com água; 2º- deixe a vela queimar
por alguns segundos e, então, cobra-a com o pote ligeiramente inclinado; 3º- feito isso,
marque o nível da água dentro do pote, mas preste atenção em tudo que acontecerá até a
vela se apagar.
Explicação: essa experiência demonstra que um quinto da atmosfera é composta por
oxigênio. Portanto, enquanto a vela queima, o oxigênio que esta dentro do pote vai sendo
consumida pela combustão e caba cedendo lugar para a água subir. Quando o oxigênio
termina e a chama da vela se apaga, água passa a ocupar um quinto do espaço livre do pote
que, no início da experiência, pertenci ao oxigênio presente no ar com que havia no
recipiente
SEM SE MISTURAR:
PARA A CONFECÇÃO DESTA EXPERIÊNCIA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES MATERIAIS:
2 COPOS, 1 JARRA, ÁLCOOL, ÁGUA E ÓLEO DE COZINHA
Modo de fazer: 1º - Coloque álcool num dos copos até preencher metade do seu volume. 2º-
No outro copo, adicione água até o mesmo nível do outro copo. 3 º- Com cuidado, despeje
óleo no primeiro copo. 4 º - E, depois, no segundo copo. O óleo fica no fundo do copo com
o álcool e, no de água, em cima.
Explicação: A água, o álcool e o óleo, são três substâncias líquidas bastante diferentes. Por
ordem crescente de densidade temos o álcool, o óleo e a água. O que acontece com as
experiências é a formação de duas fases, pois o óleo á essas substâncias não se misturam.
Onde acontece o efeito da força do empuxo aplicada no óleo.
FABRICANDO AREIA MOVEDIÇA:
PARA A CONFECÇÃO DESTA EXPERIÊNCIA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES MATERIAIS:
AMIDO DE MILHO OU FÉCULA DE BATATA, ÁGUA, TIGELA DE PLÁSTICO
Modo de fazer: 1º - Coloque o meio copo de amido de milho ou fécula de batata na tigela.
2º - Adicione água aos poucos, misturando com as mãos. Depois que uma certa quantidade
de água tiver sido acrescentada, você irá perceber que a mistura começará a ganhar uma
consistência postosa. 3º Sua areia movediça está pronta. 4º tente enfiar o seu dedo
rapidamente na mistura. E veja que ele reage diferente.
Explicação: Quando misturamos o amido de milho ou a fécula de batata com a água,
formamos um material que tem caractéristicas muito diferentes do do comum, onde
conforme o movimento proposto á ele irá se comportar de forma diferenciadam, como
acontece com a areia movediça de verdade.
ESCRITA COM LIMÃO
Material necessário
- Meia banda de limão
- Folha de ofício ou um papel branco
- Cotonete
- 2 pregadores de roupa de madeira
- Vela
- caixa de fósforo
Procedimento experimental
- Pegue o cotonete coloque-o em contato como o sumo do limão
- Com o algodão do cotonete umedecido com o sumo de limão escreva qualquer coisa que desejar no papel branco.
- Espere até que o sumo de limão fique seco no papel
- Uma vez seco, acenda a vela com auxilio do fósforo
- Prenda o papel com os dois pregadores de roupa e, em seguida, aqueça-o levemente na chama da vela até o surgimento da mensagem que você escreveu.
-OBRAS LITERÁRIAS ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR
- VIDEOS
https://www.youtube.com/watch?v=rRgtc9p1GC0
JOGO DA MEMÓRIA COM VERDURAS E FRUTAS
oi legal seu blog
ResponderEliminarParabens pela ideia!!
ResponderEliminarParabéns
ResponderEliminarObrigado
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